13 de setembro de 2009

O que é Ocultismo?




Ocultismo ou Ciências Ocultas é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da própria Humanidade. O ocultismo trata de um tipo de conhecimento que está além da esfera do conhecimento humano, o que é sobrenatural e secreto. Não é aceito pelos cientistas por não compartilhar de suas metodologias. O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais. São conjecturas metafísicas, e teológicas, algumas das Quais oriundas de Povos da Antiguidade
É um conjunto vasto, de doutrinas proveniente de uma tradição que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente parecem afastar-se de Deus ou contradizê-lo.
O Homem aqui retratado seria um completo e arquetípico, composto não apenas de Corpo, Mas também de Emoção, razão e Alma (como dividir uma cabala).
Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos Magos já conheciam uma maior parte das descobertas da ciência contemporânea e até além delas, tornando estas descobertas meros achados.
Definição
Nas ciências ocultas, a palavra oculto Refere-se a um "conhecimento secreto", em oposição ao "conhecimento ortodoxo" ou que é associado à Ciência convencional. Para as pessoas que seguem aprofundando seus estudos pessoais de filosofia ocultista, o conhecimento oculto é algo comum e compreensível em seus símbolos, significados e significantes. Este mesmo conhecimento "oculto" é assim designado, por estar em desuso ou permanecer nas raízes das culturas. Originalmente no século XIX era usado por ter Sido uma tradição que teria se Mantido oculta a perseguição da Igreja, e da sociedade e por isso mesmo não pode ser percebido pela Maioria das pessoas. Mesmo que muitos dos símbolos do ocultismo, Estejam sendo utilizados normalmente e façam parte da linguagem verbal ou escrita ( a palavra abracadabra seria uma palavra de poder), permanecem assim, ocultos o seu significado e seu verdadeiro sentido. Desta maneira, tudo aquilo que se chama de ocultismo "seria uma sabedoria intocada, que poucas pessoas chegam a tomar conhecimento, pois está além da visão objetiva da maioria. O ocultismo sempre foi concebido desde o início, como um saber acessível apenas uma pessoas iniciadas ou seja, para aquelas que passaram por uma "Iniciação"; Uma inserção num grupo separado do comum e do popular, ou mesmo uma espécie de batismo, onde as pessoas seriam escolhidas, então guiadas e orientadas a iniciar numa nova forma de compreender e pensar o que já se conhece, Supostamente transcendendo-o . Contudo, sempre houve curiosos de várias época, Capazes que foram de especular à respeito do Ocultismo, sem que este conhecimento se tornasse algo comum em suas vidas. Embora o Ocultismo sempre exigisse da pessoa que o estudava, uma atitude e posição pessoal diversa daquela que A maioria das pessoas assumia. Por isso mesmo, que os estudiosos desta filosofia não eram bem vistos (acusados de Pagãos, Bruxos(as), Místicos(as), Loucos(as), Rebeldes), Sendo excluídos, perseguidos e condenados. Com certeza eram em sua Maioria, muito mal compreendidos. O ocultismo tem como escopo de estudo o que seriam energias e Forças de variados tipos e formas, suas fontes e seus efeitos, assim como os seus canais de atuação e Produzidos seus efeitos na consciência do Homem. Segundo os Ocultistas uma ciência oculta estuda, o contrário da ciência tradicional, a natureza em sua Totalidade, assim como as relações entre a natureza eo Homem. Principalmente por professar uma dimensão espiritual, ou sobre-natural, algo que nunca foi empiricamente demonstrado e portanto não Reconhecido pela ciência do passado.

Origens, Tradições e influências
O ocultismo teria suas origens em tradições antigas, particularmente o Hermetismo no antigo Egito, E envolvem aspectos como Magia, Alquimia, E cabala.
Tem relação com o Misticismo E o Esoterismo e tem influências das Religiões e das Filosofias orientais (principalmente Yoga, Hinduísmo, Budismo, E Taoísmo).
História
As raízes mais antigas conhecidas são os mistérios do Antigo Egito, Relacionados com o deus Hermes ou Thoth
Na Idade Média, Principalmente na Península Ibérica Devido a presença de Muçulmanos e Judeus, Floresceu uma Alquimia, ciência relacionada com a manipulação dos metais, que seria na verdade uma metáfora um processo para Mágico de desenvolvimento espiritual. Tanto a alquimia quanto o ocultismo receberam influência da cabala judaica, um movimento místico e esotérico pertencente ao Judaísmo.
Alguns destes Ocultistas medievais acabaram sendo mortos na fogueira pela Inquisição da Igreja Católica, Acusados Serem de bruxos e terem feito o pacto com Diabo.
O ocultismo ressurgiu não Século XIX Os trabalhos de com Eliphas Levi, Helena Petrovna Blavatsky, Papus e outros.
História recente e Ocultistas famosos
O ocultismo moderno, Cujo ressurgimento deu-se principalmente ao final do Século XIX, Teve sua parte teórica sistematizada por Helena Petrovna Blavatsky.Além dela, são também importantes na definição do moderno ocultismo Eliphas Levi, S. L. MacGregor Mathers, William Wynn Westcott, Papus e Aleister Crowley, Anton Szandor LaVey, Entre outros.
Eliphas Levi divide as preferência de alguns com Papus como o maior ocultista do Século XIX.
Já no século XX Destaca-se enormemente a figura de Aleister Crowley, Criou "que" um sistema mágico próprio -- Thelema que deu origem e influenciou diversas escolas mágicas, também escreveu uma extensa coleção de livros que figuram entre as preferências de Ocultistas modernos.
Sociedades e fraternidades
Atualmente, as tradições com o ocultismo são relacionadas mantidas por diversas sociedades e fraternidades secretas ou abertas inclusive a Maçonaria, cuja admissão ocorre por meio de uma iniciação, que é um ritual de aceitação. Esse ritual tem como fundamento uma suposta nova vida que uma pessoa com Deverá Alcançar uma iniciação, ela morre simbolicamente e renasce para a vida que passará ter.

Um Ocultista, não se classifica como uma pessoa boa ou má
Assim como em toda parte do mundo existem pessoas boas e ruins independente de qualquer crença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário