12 de setembro de 2009

As Proteínas nos Exercícios

Não me perguntem mais nada sobre a proteína aqui estão as respostas, estou cansada de repetir a mesma coisa pra tooodo mundo!
Onde são Absorvidas?

Quase todas as proteínas são absorvidas quando alcançam a porção terminal do jejuno.

Onde são Armazenadas?

A maioria das proteínas do corpo encontram-se em estruturas musculares orgânicas, sendo que apenas 0,5 a 1,0% do total de aminoácidos livres no plasma ou no espaço intra e extra celular.Entretanto, ainda existe uma quantidade relativamente pequena de aminoácidos presentes nas reservas livres.

Quando São utilizadas ?

O balanço nitrogenado negativo (excreção&ingestão), indica a utilização de proteína para obtenção de energia, e uma possível espoliação de aminoácidos do organismo. Esse balanço negativo pode ocorrer mesmo em ingestões protéicas acima das recomendações, em casos, por exemplo, onde se há carência de outros nutrientes.No entanto, sabe-se que a principal função das proteínas reside em sua contribuição para o fornecimento de aminoácidos para processos anabólicos. Ela perfaz cerca de 12 a 15 % da massa corporal. O conteúdo protéico do músculo esquelético, o qual representa cerca de 65 % da proteina total do organismo, pode ser drasticamente aumentando com a aplicação de exercícios. Já se evidenciou que a medida que o exercício progride, aumenta a quantidade de uréia plasmática no suor, concluindo, que dessa forma, há desintegração protéica durante o exercício.

Como São Utilizadas ?

Quando a demanda energética aumenta, as proteínas existentes no músculo podem penetrar no processo do metabolismo energético a fim de fornecer energia para o corpoPara se transformar em energia, os aminoácidos deverão primeiro ser transformados numa forma que possam penetrar prontamente nas vias para libertação de energia e, para isso, passa por processos como desanimação ( onde se é retirado o nitrogênio do aminoácido).O exercício pode, por exemplo, promover a liberação do aminoácido alanina dos músculosDos membros inferiores, onde essa perde seu grupo amina e ganha um oxigênio de dupla ligação para formar ácido pirúvico e ser transformada em glicose, para ser utilizada como energia para o músculo( CICLO DA ALAMINA ) ; a glutamina pode formar ácido alfa-cetoglutárico; o aspartato, formar ácido oxalacético – sendo todos esses produtos terminais, sendo intermediários do ciclo de Krebs.A Energia resultante do ciclo da alanina, por exemplo pode atender cerca de 10 á 15 % da necessidade total do exercício, mais é incontestável que um aumento da produção de alanina esteja relacionada com um aumento da intensidade do exercício.O lactado, formado pelo catabolismo glicolitico de glicose no músculo, pode ser encaminhada ao fígado para ressintese de glicose ( CICLO DE CORI ).

Um comentário:

  1. adorei esta esta publicaçao vc tirou duvidas de muitas pessoas
    ironicamente falando...

    ResponderExcluir