13 de setembro de 2009

A Capoeira


 A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultur popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.Estilos de capoeira
Angola
A Angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradições da Capoeira, que em sua raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizado pelo Candomblé, sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada, e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos.
É comum a primeira vista ver o jogo de Angola como não perigoso ou não elaborado, contudo o jogo Angola se assemelha ao xadrez pela complexidade dos elementos envolvidos. Por ter uma sistemática estruturada em rituais de aprendizado completamente diferentes da Regional, seu domínio é muito mais complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo mas também características como sutileza, o subterfúgio, a dissimulação, a teatralização, a mandinga e/ou mesmo a brincadeira para superar o oponente. Um jogo de Angola pode ser tão ou mais perigoso do que um jogo de Regional.
Regional
A capoeira regional foi criada por Mestre Bimba em Manuel dos Reis Machado, (1900-1974)
Bimba criou sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de "Luta regional baiana", de onde surgiu o nome regional.
Manoel dos Reis Machado, conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrantes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta.
Os Instrumentos
O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô.

Golpes e movimentos da capoeira regional

Embora os nomes dos golpes de capoeira variem de grupo para grupo, alguns dos principais são:
Armada

Baiana
Banda
Benção
Bote Lampejo
Cabeçada
Chapa
Galopante
Macaco
Martelo
Martelo Cruzado
Meia-lua
Meia-lua de compasso
Meia-lua de frente
Pisão
Ponteira
Queixada
Rabo-de-arraia
Rasteira
Ponte
Trança
Giro de mão
Quebra de rins
Esquiva
Esquiva com rolê
Giro de cabeça
Ginga

Graduação
O sistema de graduação varia de grupo para grupo. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola e regional, a graduação é normalmente representada pelas cores de cordas ou cordéis amarrados na cintura do jogador.
Existem várias entidades(Ligas, Federações e Confederações) que tentam organizar a graduação na capoeira. Atualmente a Confederação Brasileira de Capoeira adota o sistema de graduação feito por cordões e seguindo as cores da bandeira brasileira. Temos então a seguinte ordem do iniciante ao mestre:


Sistema oficial de graduação da Confederação Brasileira de Capoeira


A- Graduação Infantil (até 14 anos)
1º iniciante: sem corda ou sem cordão
2º batizado infantil: cinza claro e verde
3º graduado infantil: cinza claro e amarelo
4º graduado infantil: cinza claro e azul
5º intermediário infantil: cinza claro, verde e amarelo
6º avançado infantil: cinza claro, verde e azul
7º estagiário infantil: cinza claro, amarelo e azul
8º Formado infantil:cinza claro,verde,amarelo e azul
B- Graduação Adulta (a partir de 14 anos)
9º iniciante: sem corda ou cordão
10º batizado: verde
11º graduado: amarelo
12º graduado: azul
13º intermediário: verde e amarelo
14º avançado: verde e azul
15º estagiário: amarelo e azul
C- Docente de capoeira
16º estágio - Formado: verde, amarelo e azul
17º estágio - Monitor: verde e branco
18º estágio - Professor: amarelo e branco
19º estágio - Contra-mestre: azul e branco
20º estágio - Mestre: branco


Obs: Após a 8º graduação o aluno formado infantil passa para a 10º graduação que é a primeira corda adulta, corda verde, em alguns casos (dependendo de seu desempenho) pode pegar a 11º que é a corda amarela, segunda corda adulta.


Iniciei a Capoeira com 7 anos de idade na Zumbi dos Palmares com o Professor André e assim prosegui até os 13 anos de idade na Raízes de Vila Nova.
Já participei do Batizado e Maculelê.
Toco Berimbau, atabaque e pandeiro.

3 comentários:

  1. bacana o blog Nay!bjs!
    professor André!

    ResponderExcluir
  2. Quem vê pensa que você é muito sério né André Anderlaine Andalécio rsrs, sitei seu nome em sua homenagem, afinal são 15 anos de amizade que se inicio graças a Capoeira, Salve Prof. André!!!

    ResponderExcluir
  3. O credito da 2 imagem vc nao colocou, vc achou no overmundo.. Ilustracao de Herbeson Alves o texto ta otimo!! parabens!!

    ResponderExcluir